ABGL
ÁREA RESTRITA
Login:
 
Senha:
 
Lembrar senha!
 
HOME  |  ABGL  |  DIRETORIA  |  AGENDA  |  ATAS  |  PUBLICAÇÕES  |  LINKS  |  PERGUNTAS FREQUENTES  |  CONTATO
Sábado, 15 de Dezembro de 2018
 
 
IV Fórum Nacional de Ginástica Laboral « Voltar  
Associe-se!
Mantenedores
B2P Business to Person B2P Business to Person
 
Parcerias
SEEAATESP SINPEFESP
 
 

Disponibilizamos por meio de convênios firmados com instituições de ensino descontos para associados em cursos de pós graduação.

Clique aqui!

   

Aconteceu no dia 31 de Agosto de IV Fórum Nacional de Ginástica Laboral, organizado pela Associação Brasileira de Ginástica Laboral (ABGL), com apoio do Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo (CREF4/SP), Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

Mestres e Profissionais Especialistas em Ginástica Laboral estiveram presentes, discursando para mais de 130 participantes entre empresas, alunos e profissionais de Educação Física, com objetivo de enfatizar a importância do Profissional de Educação Física como profissional adequado para conduzir os Programas de Ginástica Laboral, para proporcionar aos trabalhadores uma melhor condição física para a execução de suas tarefas laborais diárias.

A abertura contou com a participação especial do Prof. Dr. Eduardo Merino, Presidente do CREF2/RS que apresentou  um breve histórico da Ginástica Laboral no Rio Grande do Sul, as principais ações realizadas pela Comissão de Ginástica Laboral do CREF2/RS e o evento que está sendo organizado para 22 de novembro de 2013, em comemoração dos 35 anos de Ginástica Laboral no Brasil, tendo como protagonista o profissional de Educação Física.

Ainda na abertura do evento o Prof. Waldir Zampronha Filho, Conselheiro do CREF4/SP apresentou o Guia de Orientações – Excelência em Ginástica Laboral que está sendo lançado pela Comissão de Ginástica Laboral do CREF4/SP. Participaram ainda os Conselheiros Sr. Rony Tshoeke (CREF9/PR) que abordou a representação política dos Profissionais de Educação Física no Congresso Nacional com a Frente Parlamentar de Atividade Física, Sr. Lauro Lauro Ubirajara Barboza de Aguiar (CREF2/RS) sobre as ações desenvolvidas pela Comissão de Ginástica Laboral do CREF2/RS e a importância dessa união entre todas as Comissões no Brasil. Ainda tivemos o Sr. Volnei Teixeira representando o CREF3/SC que informou a todos que em Santa Catarina também foi realizado um documento para orientar toda a sociedade e as Empresas contratantes sobre a competência do Profissional de Educação Física nos Programas de Ginástica Laboral e a Sra. Janaina Rezende que apresentou o apoio do Conselho de Minas Gerais - CREF6/MG para a ABGL na ampliação do Manual de Boas Práticas da ABGL.

Após a abertura do evento a palestra de Educação Financeira e Empreendedorismo ministrada pelo Palestrante Flavio Spigato Jr., consultor financeiro e graduado em Psicologia e Direito pela FMU e Maria Ap. P. Machado, abordaram os pilares de uma vida financeira saudável, orçamento pessoal e a importância do tema na Ginástica Laboral como diferenciais relevantes na captação de novos clientes com perspectivas financeiras.

Outro grande momento foi o debate entre Empresários que contou com a apresentação do Sindicato das Academias de São Paulo  (SEEAATESP) pelo Prof. Gilberto Bertevello e o Sindicato de Profissionais de Educação Física do Estado de São Paulo (SINPEFESP) pelo Prof. Weber Matias dos Santos e Prof. José Geraldo da Silva Carvalho, que discursaram em um bate-papo informal  sobre as suas experiências e a importância das entidades sindicais para a representativa tanto dos Profissionais quanto Patronal.

A Sra. Valquíria de Lima, Presidente da ABGL encerrou as atividades do período da manhã enfatizando o papel da associação em convidar todas as entidades envolvidas no setor, para que os participantes possam ter maior acesso e espaço para debates e construção de um mercado de trabalho promissor e com respeito aos direitos de todos, com o cumprimento dos direitos e deveres tanto dos Profissionais quanto dos Empreendedores. Colocou a associação a disposição para participar das reflexões de valorização do Profissional de Educação Física, porém com critério e avaliação do que o mercado pode absorver para que sempre as duas partes sejam contempladas.

Na parte da tarde aconteceram as oficinas práticas onde foram apresentadas estratégias e variações de exercícios com ênfase na respiração e equilíbrio, consciência corporal e postural que foram brilhantemente desenvolvidas pelas Profas. Ariana Aline da Silva (SP), Carla Trentin (MS) e Valquíria de Lima (SP).

Em seguida a Profa. Cátia Rocha (SP) mais uma vez envolveu todos os participantes com dinâmicas  numa abordagem biopsicossocial aplicadas à Ginástica Laboral. A atividade especial de encerramento foi realizada pela Profa. Maura Barros (PI) com  a apresentação do Método Meir Schneider – Self-Healing® , método educativo e terapêutico que ensina, pela ótica do sentir, como mobilizar o potencial orgânico para a recuperação e manutenção da saúde. Esse método emprega movimentos corporais, visuais, toques terapêuticos e visualizações com o objetivo de desenvolver a consciência cinestésica, reparar e prevenir doenças. Reconhecido internacionalmente por sua eficácia em diversos problemas de saúde – LER, DORT, problemas neurológicos e musculares, entre outros, proporcionou aos participantes experimentarem novas sensações corporais e de movimento.

Redação: Valquíria de Lima e Célia Gennari
Fotos: Arquivo ABGL

 
 
               
  Contato: abgl@abgl.org.br Acesse o Blog ABGL e receba informações de
eventos, cursos, dicas de leitura e notícias.
  Redes Sociais  
               
  2018 Copyright - ABGL     design by NEW4U  
Facebook ABGL Twitter ABGL